O que uma obra infantil de 1865 poderia ensinar aos empresários hoje, mais de 150 anos depois de sua publicação?

Estamos falando de Alice no País das Maravilhas, uma obra de Lewis Carroll, muito conhecida da maioria de nós.

Essa obra de cunho infantil trás muitos ensinamentos filosóficos de grande valor, porém, um em específico pode mudar positivamente a trajetória do nosso negócio.

Está curioso para saber?

Em determinado momento da estória Alice se encontra em uma encruzilhada com muitos caminhos e muitas placas de sinalização. Ela, perdida, não sabe para onde ir. Até que surge nosso coach por excelência, o Gato Cheshire, ou Gato Risonho, ou Gato Listrado, em fim, o “Gato da Alice”. Então acontece um diálogo que nos deveria servir de profunda reflexão.

O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?
Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.
Não me importo muito para onde, retrucou Alice.
Então não importa o caminho que você escolha, disse o Gato.

Lewis Carroll, 1865, Alice no País das Maravilhas.

Apesar disso parecer simples e lógico, muitos empresários tem dificuldade de planejar os próximos passos, de criar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo, e isso no meio empresarial é determinante para o futuro do negócio. Sim, esse negócio de “deixa a vida me levar, vida leva eu” não funciona muito bem na gestão de negócios.

Tomemos esta pequena leitura como uma reflexão e, com uma folha em branco, sim uma folha, e uma caneta na mão, anotemos a forma como nos projetamos daqui a 1 ano, depois 3 anos e depois 5 anos. Sim, em 5 anos pode muita coisa mudar, mas se tivermos planos bem definidos, pelo menos teremos uma bússola para nortear nosso barco nestas águas bravias.

Escreva aqui embaixo se esta reflexão te ajudou de alguma forma.

Sucesso para ti!